quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cuidados ao volante: o sapato adequado também é um item de segurança


O ato de dirigir exige cuidados que nem sempre são levados em consideração pelos condutores. Um item geralmente desconsiderado, ao menos pela grande parte da população ao volante, é o uso de sapatos adequados.

Segundo o artigo 252 capítulo IV do Código de Trânsito Brasileiro, “dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização de pedais é considerado infração média, o que acarreta em 4 pontos na CNH e multa de R$85,13.

Ainda assim, vemos, todos os dias, motoristas saírem de seus veículos trajando chinelos ou sapatos de salto. Esse descaso pode comprometer a segurança e aumentar o risco de acidentes, como explica a especialista e consultora do Portal de trânsito, Elaine Sizilo.

  “O motorista pode perder a estabilidade na troca dos pedais e correr o risco de enroscar o solado no tapete do veículo”, diz Sizilo.

Por isso, antes sair de casa, é recomendável que o condutor verifique a documentação do veículo, o estado de manutenção, as suas próprias condições para dirigir e se está com o calçado adequado para esta ação.

Para não comprometer o visual, Sizillo sugere que deixemos um tênis ou calçado apropriado dentro do carro. “Dessa forma, o cidadão evita a multa e principalmente, evita se envolver em um acidente de trânsito, que pode ter consequências fatais”, conclui.
 
Posts Relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário