quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pesquisa tenta identificar causas de acidentes com motos


Uma parceria entre a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas (Abraciclo), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Hospital das Clínicas (HC) vai mapear os acidentes com motocicletas na cidade de São Paulo.

A ideia é usar os resultados de São Paulo como modelo para outras grandes cidades brasileiras, com informações que ajudem na elaboração de políticas públicas que se proponham a reduzir o número de ocorrências.

O projeto irá estudar os casos atendidos nas unidades do hospital e tentar identificar as causas relacionadas com o motociclista, a via e a motocicleta, de forma a avaliar se os aspectos de segurança do veículo estão adequados ou não.

Segundo a médica fisiatra do HC, Júlia Greve, o processo de habilitação do motociclista é um dos fatores mais criticados.

Os erros de pilotagem podem ter origem, justamente, na má-formação do condutor, que não passa por um treinamento adequado, nem recebe informações sobre como fazer a manutenção correta da moto.

Outro fator destacado pela fisiatra é a falta de atenção dos motoristas, que não percebem a aproximação das motos.

"É importante estudar o acidente e mostrar que as quedas e batidas vão diminuir se políticas públicas eficientes de habilitação, segurança e fiscalização forem aplicadas no trânsito para que motoristas e motociclistas aprendam que dirigir não é corrida nem disputa por espaço", enfatiza Júlia.

De acordo com a Abraciclo, entidade que vai financiar o projeto,  a frota de motocicletas na cidade de São Paulo quadruplicou nos últimos anos, atingindo 18,5 milhões de veículos.

Posts relacionados:
>>> Acidentes acontecem. Você sabe como agir?
>>> Conversa evita acidentes
>>> E-mail falso tenta confundir condutores sobre regras de trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário